Secretaria de Saúde promove o Fevereiro Roxo e Laranja

Em apoio à campanha Fevereiro Roxo e Laranja, a Prefeitura Municipal de Jundiá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçam a importância da conscientização para a prevenção, diagnóstico, combate da leucemia, combate ao lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer. Vamos conhecer melhor a história, símbolos das cores, e como se deu a criação dessas campanhas e como surgiram as cores.

A campanha do Fevereiro Roxo foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais). Seu lema é: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, aludindo à importância de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas. O Fevereiro Roxo que é voltado ao combate ao lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer e o Fevereiro Laranja ao combate à leucemia.

▪︎O Lúpus é um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza anticorpos em excesso, prejudicando o seu funcionamento. Os anticorpos passam a atacar o organismo, causando inflamação nos rins, pulmões, pele e articulações;

▪︎A Fibromialgia ataca especificamente articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões;

▪︎ O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social;

▪︎ A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

Em 2020, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estimou 10.810 novos casos no país.

#Fevereiroroxoelaranja

#saude_jundia