História

O Município de Jundiá/RN teve seu processo de povoamento do território diretamente vinculado ao Riacho Jundiá e ao Rio Araraí, estes dois com suas águas transformam a área em terras boas para o cultivo de lavouras e criação de gado. A possibilidade de desenvolvimento e de progresso a partir da atividade agrícola. Desde cedo atraiu trabalhadores de outras partes da região, que fixaram moradia na localidade, dando início ao povoamento vinculado ao Município de Várzea.

Conhecido inicialmente como de Jundiá de Cima que em 04 de abril de 1963 conquistou a categoria de Distrito Administrativo, através da Lei nº 2.874, sancionada pelo então Governador, Aluízio Alves, subordinado ao Município de Várzea/RN, e está a 67 quilômetros de distância da Capital do Estado do Rio Grande do Norte, Natal. Progredindo gradualmente, a localidade começou a despertar para o desejo de emancipação. Em 9 de janeiro de 1997, chegou a autonomia política administrativa, através da Lei Estadual nº. 6.985, sancionada pelo então Governador do Estado, Garibaldi Alves Filho, quando Jundiá tornou-se Município, desmembrado do Município de Várzea/RN, localizado na Mesorregião Agreste Potiguar e Microrregião do mesmo nome, com uma área territorial de 45,26 quilômetros quadrados, equivalente a 0,09 por centro sobre o território estadual. O Município foi instalado politicamente no dia 1º de janeiro de 2001, com a posse do primeiro prefeito, Manuel Luiz do Nascimento, eleito em 1º de outubro de 2000, que governou até 1º de janeiro de 2005, quando passou o comando da Administração para Tiago Saturnino de Freitas, eleito em 3 de outubro de 2004 que governou até 2008; o quadriênio, 2009 a 2012 o Município foi governado pela primeira mulher, Cenira Maria de Souza; e 2013 a 2016 foi governado por José Roberto de Souza, que também não foi reeleito, atualmente é governado por José Arnor da Silva, eleito no pleito de 2016. O primeiro delegado de polícia de Jundiá foi o 3º sargento PM Jair Gomes da Silva que foi nomeado em 15 de abril de 2001. O Decreto Estadual nº 16.548, de 9 de dezembro de 2000 transformou em estabelecimento de ensino médio, a Escola Estadual Vereador Luiz José do Nascimento – Ensino Fundamental.

O Termo Judiciário de Jundiá é subordinado a Comarca de Santo Antônio/RN.

LIMITES: ao Norte, com o Município de Monte Alegre; a Oeste, com o Município de Espírito Santo; ao Leste, com os Municípios de Brejinho, Passagem e Várzea e ao Sul, com o Município de Várzea.

ECONOMIA – Sua economia é voltada para o cultivo da terra e atividades de criação. Em Jundiá ocorrem também incidências minerais de Tungstênio. O artesanato apresenta vários trabalhos desenvolvidos a partir da fibra do sisal, como bolsas e chapéus.

FESTAS TRADICIONAIS: Janeiro, festa de emancipação política; Junho, Festas juninas. Santo Antonio, São João e São Pedro; Dezembro, festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Município.

Nas Eleições de 2016 o TSE registrou 3.712 aptos para votar.

POPULAÇÃO: ano 2000 – 3.233 Habitantes

População estimada 2013 3.790