Jundiá recebe primeira Mostra Cultural e pretende colocar evento no calendário

O município de Jundiá localizado a 82 quilômetros de Natal, recebeu nesta terça-feira (21), a sua primeira Mostra Cultural idealizada pela Secretaria de Educação do município, o evento reuniu escolas municipais e artistas locais.  Todas as escolas do município levaram apresentações dos alunos, a ideia foi resgatar a cultura popular nordestina. Os grupos iniciaram com o Xaxado, umas das mais tradicionais danças nordestinas. Passando pelo Pastoril, Pau de Fitas, Cantigas de Rodas, Boi de Reis e o Frevo.  O militante cultural do município, Antenor Mário, destaca que a recente adesão da cidade ao Sistema Nacional de Cultura, cria-se um resgate envolvendo escolas e a comunidade em prol do discernimento de ações como esta. “Estamos resgatando as danças tradicionais, as histórias do município – a literatura – porque temos grandes poetas, grandes cordelistas”, acrescentou.  De acordo com a secretária de educação de Jundiá, Ana Lúcia, a Primeira Mostra Cultural é voltado para a educação de alunos e moradores, uma vez que aconteceu em praça pública. “Do infantil ao EJA estamos reunidos. A logística total foi com a Secretaria Municipal de Educação – todas as roupas [usadas nas apresentações culturais] foram adquiridas com recursos da Prefeitura. A Mostra Cultural veio para ficar”, garantiu.  Já o prefeito José Arnor disse que ficou feliz com o resultado da primeira edição. “Temos trabalhado nisso, está dando certo – as pessoas estão satisfeitas, vamos fazer a segunda mostra mais organizada ainda, quem sabe com um ou dois dias de cultura”, disse. O programa Conexão Potiguar na Band Natal irá exbir na próxima semana a teportagem sobre o evento. O dia será divulgado no portal PN.