Ações das secretarias:

  • ADMINISTRAÇÃO:

1-Atualização cadastral de todos os funcionários;
2-Atualização da página eletrônica do município.
3-Formação continuada dos servidores.

 

  • EDUCAÇÃO:

VALORES INVESTIDOS NA EDUCAÇÃO

1-Contrato de Professores, Porteiros e Merendeiras – R$ 870.000,00
2-Kits com material didático para: Professores, Equipe pedagógica e Alunos – R$ 22.000,00
3-Fardamentos completo para aluno – R$ 54.122,00
4-Reformas das Escolas – R$ 101.833,39
5-Climatização das escolas: Paulino Francisco de Souza, João Batista da Cruz e Augusto Rodrigues Dos Santos – R$ 32.700,00
6-Aquisição de coletâneas infantil – R$ 7.840,00
7-Adesão ao Brasil Carinhoso.

 

Ações realizadas;

  • Realização da Jornada Pedagógica;
  • Aquisição do fardamento escolar;
  • Aumento do número matrículas;
  • Aquisição de água mineral para o alunado e funcionários;
  • Parceria com a escola Estadual João Bernardo;
  • Criação do fórum Municipal de Educação;
  • Atualização do Conselho de Monitoramento e Avaliação do PME;
  • Aquisição de material pedagógico para educação infantil;
  • Acompanhamento nutricional da merenda escolar;
  • Implementação do piso salarial dos professores;
  • Veículo destinado a rota dos trabalhos da secretaria de educação;
  • Adesão de Implementação do novo Mais Educação nas escolas;
  • Resgate do Desfile cívico;
  • Adesão do PNAIC 2017/2018 no município;
  • Participação de Congressos e fórum estaduais;
  • Formação continuada dos servidores nas áreas de;
    PME – NOVO MAIS EDUCAÇÃO – PNAIC e o PCR/RN – Indústria do Conhecimento.

 

  • AGRICULTURA:

1-Cortes de terras;
2-Abastecimento de água através do carro-pipa;
3-Melhoramento das estradas;
4-Orientações por técnicos da EMATER para os pequenos agricultores;
5-Emissão de DAP;
6-Encaminhamento e orientação para empréstimos pelo PRONAF.

 

  • MEIO AMBIENTE:

1-Elaboração do Plano Municipal de saneamento Básico;
2-Convênio com FUNASA Melhoria de abastecimento de água no valor de 470.000,00 para as comunidades de: santa Fé, Gravatá, Lagoa Grande, Lajedo Grande e Arisco dos Pires;
3-Realização de oficinas de educação sanitária na zona urbana e rural;
4-Participação de Congressos e fórum estaduais.

 

  • TRANSPORTES E SERVIÇOS URBANOS:

1-Recuperação do calçamento de Santa Fé
2-Calçamento do conjunto “Cenira Maria de Souza”
3-Recuperação da Rua Anderson Paulino de Souza

 

  • ASSISTÊNCIA SOCIAL

O presente relatório terá o objetivo de relacionar as Ações realizadas em 2017 pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS e Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

  • Renovação do Conselho Municipal de Assistência SocialCMAS de Jundiá realizado em 18 de janeiro de 2017.

  • Projeto de Aquisição de Alimentos – PAA, realizado no dia 23 de fevereiro de 2017.
  • Renovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento SocialCMDS, Conselho esse de grande importância para os projetos voltados ao RN Sustentável. O mesmo foi realizado no dia 06 de março de 2017.
  • Adesão do Programa Criança Feliz que atende ao público de Crianças de 0 à 3 anos beneficiárias do Bolsa Família, de 0 à 6 anos com BPC e gestantes. Realizado em 08 de março de 2017.
  • Evento Alusivo ao dia Internacional da Mulher, na ocasião contamos com uma manhã de beleza, com Cortes de Cabelo, Manicure, Sobrancelhas, Emissão de RG e CPF, Café da Manhã e Palestras. Neste evento foram emitidos: 113 RG e 37 CPF. Procedimentos de Beleza: 97 Unhas, 25 Sobrancelhas, 62 Cortes de Cabelo, 54 Alisamentos com Prancha e 56 Escovas modeladoras. O evento foi realizado no dia15 de março de 2017.
  • Participação da Equipe Técnica e Gestão no 3º Encontro Estadual da Assistência Social com o seguinte tema: A Gestão e o Controle Social no Fortalecimento do SUAS, realizado na Escola do Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. O evento aconteceu em 25 de março de 2017.
  • A equipe Técnica de Jundiá participou do Diálogo Intersetorial sobre o BPC LOAS na Área de Abrangência da APS de Santo AntônioRN. Realizado 30 de março de 2017.
  • Entrega do peixe da Semana Santa em todo o município no dia 12 de abril de 2017.
  • Participação da Equipe da Assistência Social na abertura da campanha do dia 18 de maio. Realizada em Praça Pública no dia 14 de maio de 2017.
  • Participação dos Gestores da Assistência Social, Educação e Saúde no Seminário de Implantação do Programa Criança Feliz na Escola do Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales.
  • Participação do Prefeito Municipal e do Gestor de Assistência Social no lançamento do Sistema CadRN. Realizado em 19 de maio de 2017.
  • Participação do Gestor de Assistência Social e Assistente Social do CRAS no décimo nono encontro Nacional do CONGEMAS. Realizado no Estado Bahia/BH cidade de Porto Seguro na Universidade Federal nos dias 19, 20, 21 de Junho de 2017.
  • Participação da Supervisora do Programa Criança Feliz na Capacitação do “Guia de Visitas”. Realizado entre os dias 03 a 07 de julho de 2017.
  • Realização da 6º Conferência Municipal de Assistência Social no dia 24 de julho de 2017.
  • Capacitação dos representantes do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente – CMDCA. Realizado no dia 05 de agosto de 2017 na Cidade de Nova Cruz/RN.
  • Participação da equipe responsável pelo CAD ÚNICO de Jundiá na Capacitação realizada pela Universidade e Caixa Econômica Federal nos dias 10 e 11 de agosto de 2017.
  • Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a prefeitura Municipal de Jundiá e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do RN, com o objetivo de implantar nas Escolas do Município, o programa
  • “MARIA DA PENHA VAI ÀS ESCOLAS”. Realizado em 15 de agosto 2017.
  • Lei que dispõem sobre a criação do Conselho Municipal do Direito do Idoso. Realizado em 16 de agosto.
  • Reunião com a Gestora da Secretaria Municipal de Educação e o Coordenador de Esportes, onde foi discutido estratégicas de uma parceria com o objetivo de implantar um Projeto Social, que será oferecido pelo CRAS no Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV), esse projeto terá o público-alvo crianças e adolescentes. Realizado no dia 22 de agosto de 2017.
  • Divulgação para atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Onde convida os idosos que recebe Benefício de Prestação ContinuadaBPC, para cadastrar/atualizar o cadastro em acordo com a publicação do Decreto n° 8.805/2016, que se tornou obrigatória a inclusão dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Publicado em 21 de agosto de 2017.
  • Realização da caminhada pela “VALORIZAÇÃO DA VIDA” do Setembro Amarelo. A mesma foi realizada no dia 29 de setembro em Santa Fé município de Jundiá.
  • Adesão ao Programa Moradia Cidadã entre o Governo do Estado e o Município de Jundiá. Este Programa tem como objetivo realizar o Sonho da casa própria dos servidores públicos Municipais, Estaduais e Órgãos vinculados a administração Direta e Indireta. Realizado no dia 12 de outubro de 2017.
  • Lei de criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e das outras Providências. Realizado em 02 de outubro de 2017.
  • Lei de criação que autoriza a criar a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher e dar outras Providências. Realizado em 02 de outubro de 2017.
  • Divulgação da abertura das novas inscrições do Grupo de Crianças e Adolescentes do SCFV. Nas novas modalidades ofertadas Voley, Futebol, Futsal, Capoeira e Música. Realizado em 30 de outubro de 2017.
  • Ação Cidadania realizada pela Prefeitura Municipal e Secretária de Assistência Social. Durante esta Ação foram expedidas: 160 cédulas de RG, 62 CPF, 300 fotos. Procedimentos de beleza: 50 Cortes de Cabelos, 47 Unhas. 20 pessoas foram capacitadas com a oficina de biscuit. Com relação a orientações foram realizadas
  • palestras referentes ao CADASTRO ÚNICO/PBF. Foi realizada verificação de pressão arterial teste glicêmico e 43 pequenas cirurgias. A Ação aconteceu no dia 27 de novembro.
  • Fixação da placa de identificação da Secretaria Municipal de Assistência Social-SMAS. No dia 30 de novembro de 2017.
  • Primeira Capacitação com os representantes do Município do selo UNICEF. Realizado no dia 13 de dezembro de 2017, na Escola do Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales.

 

  • SAÚDE:

Ações Realizadas pelas NASF – (Estratégia saúde da Família) em 2017

  • Aquisição de equipamentos hospitalar e odontológico feito através de emenda parlamentar, como também de um carro para a saúde;
  • Ação em Abril-Mutirão do dia “D” Contra a Dengue;
  • Ação em Maio-Campanha de vacina;
  • Ação em Maio Amarelo-Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;
  • Julho Carro SESC onde foi realizado 149 mamografias e 153 preventivos;
  • Ação no mês de Agosto com os Tema: Aleitamento Materno, Alimentação Saudável na gestação, Violência Contra a mulher, e Relaxamento no período de gestação;
  • Ação em Setembro prevenção e conscientização ao suicídio;
  • Ação Outubro Rosa com prevenção do câncer de próstata – Palestrante Dr. Kerginaldo professor da Liga;
  • Ação Dezembro vermelho prevenção ao dia D contra AIDS – Palestrante Drª Milena do Hospital Giselda Trigueiro;

Resgate histórico de Jundiá/RN

O Município de jundiá foi constituído por meio de um processo de miscigenação. A região era ocupada por indígenas da tribo Canindé que haviam recebido uma quadra de terra localizada na ribeira do Jundiá Peroba, então município de Goianinha/RN, para aldear os índios.

O processo de povoamento ocorreu diretamente vinculado ao Riacho jundiá e ao Rio Araraí, que com suas águas transformam a área em terras férteis para o cultivo da agricultura e a criação de gado. A possibilidade de desenvolvimento e de progresso surge a partir da atividade agrícola.

Jundiá desde cedo atraiu trabalhadores de outras partes da região, que fixaram residência na localidade, dando início ao seu povoamento. Com o passar do tempo vieram estabelecer moradia na região as famílias portuguesas Grilo e Revoredo e com a abolição dos escravos, muitos ex-escravos advindos dos engenhos de Goianinha/RN e Canguaretama/RN, passaram também a fixar moradia neste território. Assim esses grupos étnicos começaram a assimilar os costumes uns dos outros, culminando no povo jundiaense.

Conhecida como a caçulinha do agreste, Jundiá já pertenceu às cidades de Goianinha e Várzea, a princípio chamava-se Jundiá Peroba, nome de origem indígena, e, posteriormente, Jundiá de Cima que, em 04 de abril de 1963, conquistou a categoria de Distrito Administrativo, através da Lei nº 2.874, sancionada pelo então Governador Aluízio Alves, subordinado ao Município de Várzea/RN, que havia se emancipado de Goianinha em 20 de dezembro de 1959.

Progredindo gradualmente, a população de Jundiá começou a despertar para o desejo de emancipação. Em 09 de janeiro de 1997, foi confirmada a autonomia política administrativa de Jundiá, através da Lei Estadual nº 6.985, sancionada pelo então Governador do Estado, Garibaldi Alves Filho, tornando-se o Município desmembrado de Várzea/RN, passando-se a chamar de apenas JUNDIÁ, tendo como referência um peixe que também possuía o mesmo nome e existia em abundância na região.

Jundiá está localizado na Mesorregião Agreste Potiguar e Microrregião do mesmo nome, com uma área territorial de 45,26 quilômetros quadrados, equivalente a 0,09 por cento sobre o território estadual. O município tem uma população de 3.881 habitantes e está a 70 quilômetros de distância da Capital do Estado do Rio Grande do Norte, Natal.

O Município foi instalado politicamente no dia 01 de janeiro de 2001, com a posse do primeiro Prefeito Manuel Luiz do Nascimento, eleito em 01 de outubro de 2000, que governou até 01 de janeiro de 2005; quando passou a administração municipal para Tiago Saturnino de Freitas, eleito em 03 de outubro de 2004, o mesmo governou até 31 de dezembro de 2008; já no quadriênio de 2009 a 2012, o Município foi governado por Cenira Maria Paulino de Souza; e no período de 2013 a 2016, foi governando por José Roberto de Souza. Atualmente, o município é governado por José Arnor da Silva, eleito em 02 de outubro de 2016, para o quadriênio de 2017 a 2020.

A primeira Capela de Jundiá foi construída em 1954, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição.

O primeiro responsável pelo Comando da Polícia Militar de Jundiá foi o 3º Sargento PM, Jair Gomes da Silva, nomeado em 15 de abril de 2001.

A escola Estadual Vereador Luiz José do Nascimento foi transformada em estabelecimento de ensino médio através do Decreto Estadual nº 16.548, de 09 de dezembro de 2000 – (Ensino Fundamental).

A economia do município está voltada para a agricultura, a pecuária, o artesanato, onde há uma parcela da população que desenvolve atividades como o crochê, bolsas, chapéus e objetos de decoração com palitos ou jornais. O comércio e a feira livre também contribuem para a economia do município.

O Município de Jundiá está vinculado à jurisdição da Comarca de Santo Antônio/RN no que se refere às áreas criminais e cíveis e a Comarca de Goianinha na área eleitoral.

Limites: ao Norte, com o município de Monte Alegre; a Oeste, com o município de Espírito Santo; ao Leste, com os municípios de Brejinho, Passagem e Várzea; e ao Sul, com o município de Várzea.

Festas tradicionais: Em 09 de janeiro, festa da emancipação política; Festas juninas (Santo Antônio, São João e São Pedro); e 08 de dezembro, festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição.